MENSAGEM DE UM CAÇADOR VETERANO ALUSIVA AO DIA 06 OUT 1944

Desembarque do 1° Grupo de Caça em Livorno, Itália, durante a SGM

"PICADINHO 2022"

Prezados Companheiros da ABRA-PC,

Encaminho abaixo mensagem escrita pelo Dr. Fernando de Mendonça, que seria lida no dia do tradicional Picadinho, ao qual ele não pode comparecer por recomendação médica pós-cirurgia.

Aproveito para parabenizar a todos pelo brilhante trabalho de resgate de partes importantes de nossa História.

Assisti ao vídeo do Picadinho e mostrei também ao Dr. Fernando. Ambos ficamos emocionados com aquela vibrante demonstração patriotismo e lealdade.

Forte abraço a todos e um vibrante Adelphi!!! Senta a Púa! Brasil!

A la chasse!

HMoura – Jg 53


Aviação de Caça

Madrugada do dia 8 out 22

Dia da Reunião do Picadinho com os Caçadores no RJ.

Se fosse Escritor, hoje escreveria uma” Ode à Aviação de Caça”, em agradecimento ao honroso convite para integrar a ABRA-PC.

Sejam essas as minhas palavras:

Prezados companheiros pilotos de Caça, somos privilegiados!

Nos deram um treinamento que nos transformou em GUERREIROS que não têm o espírito de visar simplesmente a vitória ou a derrota, mas sim um espírito focado na LUTA, segundo o que é mencionado em estudos de civilizações antigas.

Adiciono, Vitoria ou Derrota são apenas a consequência das lutas.

Além disso, o piloto de caça normalmente voa solo, preparado para emergências e assumindo a responsabilidade pelos acertos e seus próprios erros, que modernamente chamam de “extreme ownership”!

Todos estes atributos foram incorporados ao nosso modo de viver pelo nosso cérebro, este milagroso centro de nossos sonhos, nossos pensamentos, com assimilação e comando de nossas ações.

Temos ainda o privilégio de, em sendo “irmãos pela FAB”, pensar em nossa PATRIA, seguindo os exemplos de nossos heróis como o Brigadeiro Nero Moura e seu Grupo de caça, na Itália; Marechais Eduardo Gomes, com a integração Nacional com o CAN, e Casemiro Montenegro Filho, com o CTA (Indústria aeronáutica, motores a álcool, milhares de engenheiros do ITA para o Brasil, etc.).

Houve dezenas de outros companheiros nossos que deram grandes exemplos de brasilidade.

Seria interessante se nós “os militares” após a continência, pronunciássemos sempre a palavra PATRIA.

 Na Caça, cada voo foi sempre uma aventura prazerosa, com liberdade total de movimentos, dando até vontade de dançar com os “cumulus nimbus” na volta de cada missão.

 Obrigado pelo honroso convite! É um prazer fazer parte desse Grupo de Elite!

 SENTA PÚA! BRASIL!!!

 Fernando de Mendonça.

 Asp. Mendonça, F. - Caçador da turma de 1945 - Formado na USN em F-4F