DATAS HISTÓRICAS - Por ordem cronológica

(datas de acontecimentos de importância histórica para a Aviação de Caça)

 

 

1873

20 julho 1873 - Nascimento de Alberto SANTOS-DUMONT na Fazenda Cabangu, na Cidade de Palmira (hoje Santos-Dumont) - MG.

 -----

-----

1906

23 outubro 1906 - Primeiro voo oficial de aeronave mais pesada do que o ar, autopropulsada (14 Bis), pilotada por Alberto SANTOS-DUMONT, no Campo de Bagatelle, na cidade de Paris - França.

 -----

-----

1910

30 janeiro 1910 - Nascimento do Brig. Nero Moura (Patrono da Aviação de Caça e Presidente de Honra da ABRA-PC), em Cachoeira do Sul - RS.

 -----

-----

1932

23 julho 1932 - Falecimento de Alberto SANTOS-DUMONT, na Cidade de Guarujá - SP.

-----

-----

1936

23 de outubro 1936 - Instituído o DIA DO AVIADOR, por meio da Lei n° 218, de 4 de julho de 1936.

-----

-----

1941

20 janeiro 1941 - Criado o Ministério da Aeronáutica, pelo Decreto Lei no 2.961.

-----

-----

1943

18 dezembro 1943 - Criado o 1o Grupo de Aviação de Caça (Jambock), pelo Decreto no 6.123.

28 dezembro 1943 - Designado o Maj. NERO MOURA como primeiro Comandante do 1o Grupo de Aviação de Caça (1o Gp Av Ca)

1944

22 abril 1944 - O Maj. Nero Moura, Cmt do 1o Gp Av Ca, é promovido a Ten. Cel. durante o período de treinamento em Orlando - EUA.

17 agosto 1944 - Criado o 2o Grupo de Aviação na Base Aérea de Natal, pelo decreto no 6796.

05 outubro 1944 - O 2o Gp. Av. Ca. é transferido para a Base Aérea de Santa Cruz, pelo Decreto-lei No 6.926, passando a integrar o 1o Regimento de Aviação (1o R.Av.), equipado com aviões Curtiss P-40E/K/M/N.

6 outubro 1944 - Chegada dos componentes do 1o Grupo de Aviação de Caça ao Teatro de Operações de Guerra Europeu, na Cidade de Livorno (Itália), a bordo do navio americano USS Colombie.

16 outubro 1944 - Chegada do primeiro P-47 em Natal, com destino à Escola Técnica de Aviação, em Cumbica, atual Escola de Especialistas da Aeronáutica (E.E.Aer.).

15 dezembro 1944 - Primeiro voo de P-47 (modelo "B" - FAB 4103 no 41-6037) no Brasil, pilotado pelo 1o Ten. Magalhães Motta, em traslado de Natal para a Escola Técnica de Aviação, em Cumbica, atual Escola de Especialistas da Aeronáutica.

1945

22 abril 1945 - Dia em que o 1o Grupo de Aviação de Caça cumpriu o maior número de missões de guerra no Teatro de Operações da Itália.

02 maio 1945 - Voada a última missão de guerra do 1o Grupo de Aviação de Caça no Teatro de Operações da Itália.

16 julho 1945 - Chegada oficial do 1o Grupo de Aviação de Caça ao Rio de Janeiro. Os 19 aviões P-47 (modelo D-40) vieram da Cidade de San Antônio, no Texas (EUA) e pousaram no Campo dos Afonsos, pilotados por veteranos do Grupo e liderados pelo Ten. Cel. Nero Moura.

-----

-----

 1947

24 março 1947 - Criado o 1o/10o Grupo de Aviação (Esquadrão Poker) na Base Aérea de Cumbica - SP.

24 março 1947 - Criado o 1o/14o Grupo de Aviação (Esquadrão Pampa), na Base Aérea de Canoas - RS.

24 março 1947 - Extinto o 5o GBM e criado o 5o GAv na Base Aérea de Natal - RN.

-----

-----

1953

12 fevereiro 1953 - Primeiro voo de avião Gloster com piloto brasileiro. Realizado pelo Maj. João Eduardo Magalhães Motta (Chefe da COMFIREM) com um piloto de provas da Gloster, em Moreton Valence, ao norte de Londres, Inglaterra.

22 maio 1953 - Primeiro voo de avião Gloster no Brasil. Realizado no TF-7 FAB 4300, tendo como pilotos o Brig. Nero Moura (então Ministro da Aeronáutica) e um piloto de provas da Gloster.

06 novembro 1953 - Ativado o 2o/5o Grupo de Aviação em Natal (Esquadrão PACAU), com a chegada, nesse dia, dos nove primeiros aviões F-47 "Thunderbolt" oriundos da Base Aérea de Santa Cruz, liderados pelo Maj.-Av. José Carlos Teixeira Rocha. Traziam consigo o código do 3o/1o Grupo de Aviação de Caça: "Pacau". O novo Esquadrão formou, até 7 de dezembro de 1956, as turmas de Aspirantes de 1953, 1954 e 1955.

1954

09 maio 1954 - Último voo do P-40K (FAB 4035), em voo de experiência no qual faleceu o piloto, Cap. Flávio Argolo, devido a falha estrutural da aeronave. Voo este realizado em Canoas no 1o/14o GAv.

-----

-----

1956

7 dezembro 1956 - O 2o/5o Grupo de Aviação deixa de ser Unidade de Caça e transfere seus meios aéreos (e o código PACAU) para o 1o/4o GAv, em Fortaleza.

7 dezembro 1956 - O 1o/4o Grupo de Aviação (Esquadrão Pacau) passa a ser unidade de Caça, sediado na Base Aérea de Fortaleza - CE.

10 dezembro 1956 - Incorporados os primeiros jatos Lockheed T-33A T-Bird ao 1o/4o Grupo de Aviação (Esquadrão Pacau). Os T-33 foram transladados em voo por pilotos americanos do 102º Training Mobile Detachment. (* Informação obtida do site Força Aérea Brasileira Virtual em Out 2021).

1957

30 julho 1957 - Último dia de instrução com aeronave P-47 no 1o/4o GAv.

30 novembro 1957 - Por ordem superior, o P-47 deixa de voar definitivamente na FAB.

1958

(?) - janeiro 1958 - Chegada dos primeiros F-80 no 1o/4o GAv, num total de 33 aeronaves.

-----

-----

1966

22 de abril 1966 - Instituído o DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA, através do Decreto nº. 58.221, de 19 de abril de 1966, do Governo federal.

-----

-----

1970

29 outubro 1970 - 1o voo do F-8 FAB 4460 (que se encontra no MUSAL). Voo de experiência realizado pelo Maj. Sérgio Ribeiro, no Parque de Marte - SP.

30 outubro 1970 - Traslado do F-8 FAB 4460, do Parque de Marte - SP para a BASC, tendo como piloto o Maj. Sérgio Ribeiro.

 1971

03 setembro 1971 - Primeiro voo do AT-26 (Xavante). Voo de ensaio com o Maj. Carlos Rubens de Rezende e o piloto de provas da EMBRAER Basílico Freire Neto, no FAB 4462.

19 novembro 1971 - Chegada dos AT-26 (Xavante) na BASC. Os cinco primeiros, incluindo o FAB 4462, chegaram com os pilotos que fizeram o curso inicial na EMBRAER.

1972

 09 fevereiro 1972 - Ativação do Núcleo da Primeira Ala de Defesa Aérea (Nu 1ª ALADA), cujo 1º Comandante foi o Maj. Piragibe Fleury Curado.

06 março 1972 - Primeiro voo de um Mirage III em Bordeaux com as cores e emblema da FAB.

1973

 27 março 1973 - Realizado o primeiro voo de uma aeronave supersônica da FAB no Brasil, com um Mirage III (F-103E).

1974

 22 abril 1974 - Último voo do Gloster, em traslado do F-8 FAB 4460, pilotado pelo Maj. Alfredo Severo Luzardo, da BASC para o MUSAL, no Campo dos Afonsos - RJ.

 23 outubro 1974 - Primeiro voo de um F-5B FAB 4800 na empresa Northrop, na Cidade de Palmdale, Califórnia (EUA).

 1975

(?) - Criado o 3º Esquadrão de Instrução Aérea (Esquadrão Seta) no Centro de Treinamento e Recompletamento de Equipagens (CATRE), em Natal - RN

06 março 1975 - Chegada dos primeiros aviões F-5B ao Brasil. Pousaram no Galeão as aeronaves FAB 4800, 4801 e 4802.

06 junho 1975 - Chegada dos primeiros aviões F-5E ao Brasil. Pousaram no Galeão as aeronaves FAB 4820, 4821 e 4823 (o F-5E FAB 4822 acidentou-se alguns quilômetros antes do pouso no Galeão, com perda total e falecimento do piloto).

 1976

(?) - O 1º/10º GAv (Esquadrão Poker) passa a operar com as aeronaves RT-26 (Xavante).

04 maio 1976 - 1ª missão de REVO no Brasil. Tripulação do Gordo (KC-130H FAB 2462): Ten. Cel. Wilson Freitas do Vale (Cmt do Grupo) e Cap. Bernardino Adalto de Paiva Neto. Jambocks: Ten. Cel. Carlos de Almeida Baptista (Cmt do 1o GAvCa), no F-5E 4828 e Ten. Cel. Sérgio Ribeiro no F-5E 4854.

-----

-----

 1978

10 novembro 1978 - Criado o 3º/10º Grupo de Aviação (Esquadrão Centauro) na Base Aérea de Santa Maria - RS.

(?) dezembro 1978 - O 1º/10º Grupo de Aviação (Esquadrão Poker) é transferido da Base Aérea de Cumbica - SP para a Base Aérea de Santa Maria - RS.

 1979

11 abril 1979 - Criado o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1o GDA - "Jaguar"), pelo Decreto Presidencial Reservado No 4.

14 junho 1979 - Realizado voo inédito de 2 F-5E, sem REVO, de SC para FZ. Pilotos: Ten. Cel. Sérgio Ribeiro e Maj. Euro Duncan (Cmt. e Op. do 1o GAvCa), nas Anv 4849 e 48....

 1980

31 janeiro 1980 - O 3º/10º Grupo de Aviação (Esquadrão Centauro) passa a ser unidade de Caça.

-----

-----

1986

22 abril 1986:

(1) - O Brig. Nero Moura é designado Patrono da Aviação de Caça.

(2) - Nesse dia, o 1ºGpAvCa recebeu das mãos do Sr. Embaixador dos EUA no Brasil, acompanhado do Secretário da Força Aérea dos EUA, a Presidential Unit Citation (Air Force), concedida pelo governo norte-americano. É para nós motivo de orgulho sabermos que, à parte outras poucas unidades da USAF, apenas o 1ºGpAvCa e duas unidades da Royal Australian Air Force - os Esquadrões 2 e 13 - foram agraciadas com tal comenda.

-----

----- 

1988

07 novembro 1988 - Criado o Núcleo do 1º/16º Grupo de Aviação, na Base Aérea de Santa Cruz - RJ, pela Portaria R535/GM3.

-----

1989

12 agosto 1989 - Primeiro voo de uma aeronave AMX de série (A-1 FAB 5500). Voo local realizado em SBSJ pelo Ten.-Cel. R/R Gilberto Pedrosa Schittini, Piloto-Chefe de Ensaios em Voo da EMBRAER.

17 outubro 1989 - O Esquadrão Adelphi recebe, oficialmente, a sua primeira aeronave A-1 (FAB 5500), com a presença do Exmo. Sr. Ministro da Aeronáutica, membros do Alto-Comando, Diretor -Presidente da EMBRAER e parlamentares do Congresso Nacional. A cerimônia incluiu um voo de demonstração local na aeronave A-1, em SBSC, realizado pelo Maj.-Av. Gilberto Rigobello, piloto de ensaios em voo da AEV, IFI/CTA.

----- 

 1991

05 agosto 1991 - Criada a 3ª Força Aérea (FAe III), com sede no Sítio do Gama, em Brasília - DF.

-----

-----

 1994

17 dezembro 1994 - Falecimento do Brig. Nero Moura (Patrono da Aviação de Caça Brasileira e Presidente de Honra da ABRA-PC), com 84 anos de idade.

1995

17 janeiro 1995 - O Brig. Nero Moura é consagrado Patrono da Aviação de Caça.

10 agosto 1995 - Criada a Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC), na Base Aérea de Natal (Parnamirim) - RN, em assembleia constituída para essa finalidade. 

28 setembro 1995 - Criado o 1º/3º Grupo de Aviação (Esquadrão Escorpião), com sede na Base Aérea de Boa Vista - RR, pela Portaria R-619/GM-3.

28 setembro 1995 - Criado o 2º/3º Grupo de Aviação (Esquadrão Grifo), com sede na Base Aérea de Porto Velho - RO, pela Portaria R-619/GM-3.

 -----

-----

1998

(?) julho 1998 - A FAB, representada pelo 1º/16º GAv, comandado pelo Maj. Salvatore, participa pela 1ª vez do exercício Red Flag em Las Vegas - EUA, cumprindo missões ar-solo com 6 aeronaves A-1A.

1999

(?) - O 1º/10º GAv (Esquadrão Poker) começa a receber as primeiras aeronaves RA-1 (AM-X)

10 junho 1999 - Criado o Ministério da Defesa (MD), pela Lei Complementar no 97.

-----

----- 

2002

09 janeiro 2002 - O 1º/4º GAv (Esquadrão Pacau) é transferido da Base Aérea de Fortaleza - CE, para a Base Aérea de Natal - RN, de modo a concentrar toda frota de AT-26 Xavante em uma única Base.

-----

-----

2004

11 fevereiro 2004 - Criado o 3º/3º Grupo de Aviação (Esquadrão Flecha), na Base Aérea de Campo Grande - MS.

2005

09 setembro 2005 - Recebimento pelo 1º/14º GAv da primeira aeronave F-5EM modernizada pela EMBRAER, FAB 4856, no trecho Gavião Peixoto - Canoas, pilotada pelo Ten Cel Bianchi, Comandante da Unidade à época. A cerimônia oficial de recebimento deu-se em 21/09/2005.

31 dezembro 2005 - Último voo da aeronave F-103 no Brasil: FAB 4924 e FAB 4925, ambos F-103E. Missão 44F, pilotadas, respectivamente, pelos Ten. Cel. Isaías e Maj. Giancarlo, Comandante e Operações da Unidade à época.

2006

03 setembro 2006 - Chegada dos dois primeiros F-2000 no Brasil as 14:30z em Anápolis. FAB 4932 e 4940. Ambas as aeronaves foram trasladadas em voo desde Orange (França) até Anápolis, com pouso intermediário em Dakar. As tripulações foram as seguintes: na perna Orange - Dakar (dia 02/09/2006 - 5:10 de voo), Ás: TCel Bezier, #2: Cap Forget / Maj Grolla; na perna Dakar - Anápolis (dia 03/09/2006 - 06:00 de voo), Ás: Cap Crosnier, #2: Asp Besnault / Cel Leclerq. A exceção do Maj Grolla, todos os demais pilotos eram franceses.

19 outubro 2006 - Recebimento pelo 1º GAvCa do primeiro F-5EM da Unidade, FAB 4826, no trecho Gavião Peixoto - Santa Cruz, pilotado pelo Maj Ronconi, S-2/Doutrina da Unidade à época.

2007

23 março 2007 - Recebimento pelo 1º/14º GAv da primeira aeronave F-5FM modernizada pela EMBRAER, FAB 4807, no trecho Gavião Peixoto - Canoas, pilotada pelos Ten Utzig e Ten Cel Bonotto (Gerente de Projetos do F-5BR, COPAC).

2008

(?) julho 2008 - A FAB, representada pelo 1º/14º GAv, comandado pelo Ten. Cel. Fleury, participa pela 2ª vez do exercício Red Flag em Las Vegas - EUA, cumprindo missões ar-ar com 6 aeronaves F-5EM.

-----

-----

2010

03 dezembro 2010 - Último voo do AT-26 (Xavante) em Esquadrão Operacional na FAB: traslado de 12 aeronaves desde Natal até o Parque de Material de Recife. A aeronave do Líder e Comandante do 1º/4º GAv à época, Ten Cel F. Mauro, era o FAB 4462, a mesma que fez o primeiro voo, em 1971. O tempo de voo foi de 00:45 e a última aeronave a pousar foi o #12, FAB 4514, pilotado pelo Comandante da Base Aérea de Natal à época, Cel Décio Dias Gomes.

O Esquadrão Pacau foi assim composto:

Trunfos:
Ás: Ten Cel F. Mauro (CMT do 1º/4º GAv) - FAB 4462 (1ª aeronave entregue à FAB)
#2: 1º Ten Andreoti - FAB 4469
#3: Maj Fischer/1º Ten Sena - FAB 4570
#4: Cap Rodrigo - FAB 4624

Ouros:
Ás: Maj Gonçalves (S-3 do 1º/4º GAv) - FAB 4615
#2: Cel Fleury (A-3 da FAe3) - FAB 4530
#3: Maj Mateus - FAB 4495
#4: 1º Ten Dantas - FAB 4560

Paus:
Ás: Maj Fonseca - FAB 4472
#2: 1º Ten Pascoalino - FAB 4614
#3: Maj Sobral - FAB 4470
#4: Cel Dias Gomes (CMT da BANT) - FAB 4514

15 dezembro 2010 - O 1º/4º GAv (Esquadrão Pacau) é transferido da Base Aérea de Natal - RN, para a Base Aérea de Manaus - AM, e passa a operar os aviões F-5EM.

-----

-----

2013

(?) dezembro 2013 - Desativação definitiva das últimas quatro aeronaves AT-26 em operação no Instituto de Pesquisa e Ensaio em Voo (IPEV), FAB 4467, 4495, 4509, 4514. Em 2013, estas matrículas cumpriram a missão de formar caçadores em pilotos de prova da FAB, utilizando o AT-26 como avião base no Curso de Ensaio em Voo. São eles: Maj Av George, Maj Av Vautier, Cap Av Vinícius e Cap Av Alisson.

18 dezembro 2013 - Anunciada a aeronave vencedora do programa F-X2: SAAB Gripen NG, da Suécia.

27 dezembro 2013 - Último voo da aeronave AT-26 no Brasil (FAB). Missão 25FV200. FAB 4509, pilotada pelo Ten Cel Av Santos no translado entre São José dos Campos (CTA-IPEV) e o Parque de Material Aeronáutico do Recife (PAMA-RF), com pousos intermediários em SBBH e SBSV. A última decolagem ocorreu em Salvador, às 18:00Z, e o tempo de voo até Recife foi de 01:20. O último pouso do AT-26 no Brasil (FAB) ocorreu em Recife, às 19:20Z.

31 dezembro 2013 - Último voo da aeronave F-2000 no Brasil: FAB 4948 - F-2000C. Traslado desde a BAAN até o MUSAL, no Campo dos Afonsos, pilotada pelo Cap. Ramalho.

------

------

2016

21 janeiro 2016 - Recebimento pelo 1º GDA do primeiro F-5EM da Unidade, FAB 4820, no trecho Santa Cruz - Anápolis, pilotado pelo Cap Magno. Tal aeronave foi transferida da carga do 1º GAvCa para o 1º GDA em virtude da desativação dos Mirages 2000.

12 dezembro 2016 - Desativação do 1º/16º GAv.

15 dezembro 2016 - Último voo dos AMX pelo Esquadrão Adelphi, sendo transladados para a Base Aérea de Santa Maria. As aeronaves foram, respectivamente: #ÁS - 5506 (Maj. Oscar), #2 - 5520 (Cap. Figueiredo) e #3 - 5657 (Cap. Oliveira / Cap. Amado).

------

------

2019

26 agosto 2019 - Primeiro voo do quarto protótipo de uma aeronave Gripen-E, e primeiro na configuração da Força Aérea Brasileira (Gripen-E 39-6001; F-39 FAB 4100). Voo local realizado em Linköping, Suécia, pelo Piloto de Testes da SAAB, Richard Ljungberg. A decolagem foi às 14h41min local e o voo teve duração de 1h05min; este voo incluiu testes de manobrabilidade e qualidades de voo em diferentes altitudes e velocidades.