Roland RITTMEISTER - 2º Tenente Aviador
* 17/01/1921 (São Paulo, SP) - † 16/11/1944 (Tarquínia, Itália)

 

veteranos 45 santos

Família:

Filho de Guilherme Rittmeister e Emma Cardenuto Rittmeister. Seu pai era de ascendência alemã e sua mãe, italiana. Tinha quatro irmãos: Harold, Maria Antonieta e as gêmeas Elza e Maria Luiza. 

Antecedentes: 

Aspirante a Oficial da turma de 1943. Rittmeister nasceu no bairro da Aclimação, em São Paulo. Fez seus estudos na Escola Alemã, que durante a guerra mudou seu nome para Colégio Visconde de Porto Seguro. Era atleta do Sport Club Germania (que durante a guerra mudou seu nome para Esporte Clube Pinheiros) e destacava-se nas competições desde os tempos da Escola Alemã, onde foi campeão de salto em distância. Tinha também vários hobbies, entre eles o de colecionar recortes de todas as notícias de jornais e revistas referentes a aviões e feitos de aviação, além do gosto pela astronomia e pela música clássica.
Admitido a seguir na Escola Militar do Realengo, cursou um ano e em 1942 matriculou-se diretamente no segundo ano da Escola de Aeronáutica dos Afonsos, formando-se na Turma de 1943. No período de férias entre 1942 e 1943 fez parte da primeira turma do curso de paraquedismo militar promovido pelo Aeroclube de São Paulo e ministrado por Charles Astor, onde foram formados os dez primeiros paraquedistas especializados da FAB. Ainda como Aspirante foi classificado como instrutor de vôo nos Afonsos por sua habilidade na pilotagem. Em 06/01/1944 foi transferido da Escola de Aeronáutica para o 1º GAvCa. Em carta à mãe datada de 12/06/1944, Rittmeister escreve: "Você sabe que, desde pequeno, eu sonhei em ser piloto de caça e nunca instrutor de pilotagem." 

Na guerra:

Exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Vermelha. Realizou 1 missões de combate, a primeira em 12/11/1944 e a última em 12/11/1944. Ainda na Base Aérea de Suffolk passou a se interessar pela Seção de Informações, praticando com o Ten. Av. José Carlos de Miranda Corrêa a identificação de aviões inimigos, classificação de mapas, tradução de textos que interessavam aos pilotos e outras atividades ligadas ao setor. Por fim foi classificado como Auxiliar Substituto da Seção de Informações sob a chefia do Ten. Av. Miranda Corrêa. Faleceu vítima de um acidente entre um P-47 do Grupo e um C-47 da USAAF, quando acompanhava a equipe de filmagem e fotografia da USAAF no C-47. 

No pós-guerra: 

Seus restos mortais, foram transladados para o Brasil, e hoje repousam no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Rio de Janeiro, RJ

Promoções:  

21/08/1943 Aspirante Aviador
22/04/1944 2º Tenente Aviador

Condecorações: 

Cruz de Sangue
med ordem do merito aeronautico cavaleiro Ordem do Mérito Aeronáutico - Cavaleiro
med cruz aviacao a Cruz de Aviação Fita 'A'
med campanha italia Medalha da Campanha da Itália
med puc Presidential Unit Citation (EUA)

 

Rittmeister

(Extraído do Livro "SENTA A PÚA", do Maj. Brig. Ref. Rui Barbosa Moreira Lima)

Com o apelido familiar de “Rolly”, nasceu em S. Paulo no dia 17 de janeiro de 1921. Ingressou como voluntário no 1o Grupo de Caça com 23 anos de idade. Estudou o primário e ginásio na Escola Alemã (S. Paulo). Daí foi para o Realengo, onde passou um ano, seguindo então para a Escola de Aeronáutica dos Afonsos, tornando-se Oficial Aviador.

“Deveria ser cavalariano e não aviador, pois RITTMEISTER quer dizer, em alemão, Capitão de cavalaria ou Mestre de Equitação”, explicava Roland em tom de galhofa. Segundo ele, Rittmeister lhe soava a um nome de ás alemão da 1a Grande Guerra. Era um bom desportista, sendo o atletismo o esporte de sua preferência. Foi campeão de salto em distância e praticava, sempre que podia, o montanhismo.

Nos Afonsos conheceu o velho e veterano pára-quedista Charles Astor. O resultado é que o Rittmeister tornou-se, também, praticante deste esporte. Tomou parte em diversas competições, conseguindo o primeiro lugar no campeonato realizado em S. Paulo em 1942, na modalidade de precisão. Pela habilidade que tinha na pilotagem, foi classificado, ainda no posto de Aspirante Aviador, como instrutor de vôo nos Afonsos.

Era homem sério, militar correto, com desenvolvido senso de equilíbrio e grande responsabilidade. Logo de distinguiu como um dos mais capazes. Seus alunos o admiravam, não somente pelos conhecimentos que dele recebiam durante a instrução de pilotagem, mas principalmente, pelo seu espírito de justiça e grandeza humana. Usava uma “capa” de sisudez, sendo na realidade um jovem alegre e brincalhão. Entre seus pares, contar casos era uma de suas virtudes. Foi um mestre em fazer rir com suas piadas; mas sabia rir também.

No Panamá, na Base Aérea de Aguadulce, era figura obrigatória na “Roda do Chimarrão” de Gastaldoni e Lima Mendes. Todos os dias lia capítulos de um livro famoso na época, escrito pelo humorista Zé Fidelis. Fez curso de caça em Aguadulce, com a classificação dada pelos instrutores americanos na classe de “very good”. Formou desde o Panamá na “Esquadrilha Amarela”, a “Yellow Flight” do Joel Miranda. Nos Estados Unidos voou o "Thunderbolt" normalmente, como já havia feito com o P-40 em Aguadulce.

Rittmeister era tímido e reservado, e o pouco tempo que passamos juntos não me foi suficiente para penetrar a fundo em sua “defesa” natural e iniciar uma intimidade maior. Tinha somente 23 anos e, com tão pouca idade, era um homem adulto, sério, compenetrado, firme nas suas convicções e pronto para lutar pelos seus ideais. Correto e ordeiro, mas ao mesmo tempo, o jovem puro disposto a viver a vida com alegria.

Só teve oportunidade de voar uma missão de guerra. Realizou-a no dia 16 de novembro de 1944 com o objetivo de atacar e/ou reconhecer a área de Vilafranca, Verona e Vicenza ao norte do Rio Pó, voando na Esquadrilha Vermelha comandada por Lafayette. “Hoje já posso ser chamado piloto de guerra”, disse.

Faleceu a bordo de um C47 americano que explodiu, após colidir com aeronaves de uma esquadrilha brasileira que estava sendo filmada.

O histórico do 1o Grupo de Caça assim relata os acontecimentos:

“Novembro 1944 - A 17 foi público o seguinte: Acidente de aviação - Ocorreu ontem, quando aviões brasileiros voavam para serem filmados, um choque entre o avião brasileiro P-47 No 44-19659 pilotado pelo 2o Ten Av Luiz Felipe Perdigão Medeiros da Fonseca, e um avião de transporte do Exército Americano no qual viajavam a serviço os 2o Ten. Av. Waldyr Paulino Pequeno de Mello e Roland Rittmeister. Os aviões projetaram-se ao solo, em chamas. O 2o Ten. Av. Perdigão saltou de pára-quedas, salvando-se. Faleceram os Tenentes Waldyr e Rittmeister”.