Dante Isidoro GASTALDONI - 2º Tenente Aviador da Reserva Convocado
* 23/11/1923 (Porto Alegre, RS) - † 18/05/1944 (Aguadulce, Panamá)

 

veteranos 45 santos

Família:

Filho de Francisco Isidoro Gastaldoni e Albertina Schultz Gastaldoni. Tinha um único irmão, também piloto da FAB, Brig. Ivo Gastaldoni, que durante o período da guerra, foi creditado por ter afundado um submarino Alemão nas costas do Brasil. Era noivo da Srta. Romilla Roma.

Antecedentes: 

Aspirante a Oficial da turma de 1943. Gastaldoni sempre foi primeiro aluno de turma, tanto antes como no colégio Militar. Era um piloto exemplar, assim como um atleta exemplar, sempre liderando em todas as suas atividades. 

Na guerra:

Exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Amarela. Chegou a Aguadulce, Panamá, em meados do mês de fevereiro de 44. Seus instrutores Americanos, só tinham elogios quanto a capacidade de vôo deste jovem piloto.  No dia 18/05/1944 formou com uma esquadrilha de treinamento liderada por um instrutor Americano. Entraram numa manobra conhecida como cobrinha. com cada um seguindo as manobras do líder. Numa dessas manobras, sem que ninguém efetivamente saiba o que realmente aconteceu, o P-40C s/n 41-13482  entrou em parafuso do qual Gastaldoni não conseguiu recuperar e chocou-se contra o solo em San Roque, perto da cidade de Corozal. Gastaldoni ainda conseguiu deixar a aeronave mas, sem altitude suficiente para abrir o pára-quedas, morreu no choque contra o solo. Seu corpo foi encontrado entre as cidades de São Tiago e São Francisco. Foi a 1ª perda do 1º Grupo de Caça. Em 20/05/1944 foi sepultado no Cemitério Militar Americano em Corozal, Quadra K, Fileira 8, Jazigo 12..

No pós-guerra: 

Em 1961 seus restos mortais foram trasladados de volta so Brasil, partindo do Panamá em 26/09 e chegando a Porto Alegre no dia seguinte para sepultamento no jazigo da família. Em outubro de 2010 foi novamente trasladado, desta vez para o Rio de Janeiro, onde foi sepultado na Cripta do Aviador, no cemitério São João Batista, em 02/10.

 

Promoções:  

21/08/1943 Aspirante Aviador
22/04/1944 2º Tenente Aviador

Condecorações: 

med ordem do merito aeronautico cavaleiro Ordem do Mérito Aeronáutico - Cavaleiro