Seminário da ABRA-PC na UNIFA

"Desafios para o Futuro Próximo da Aviação de Caça no Brasil"

No intuito de cumprir a missão da Associação Brasileira de Pilotos de Caça no sentido de promover palestras, estudos e debates relativos à Aviação de Caça e trazer à discussão a experiência e a vivência daqueles que participam ou participaram das mudanças que envolvem a FAB, a Universidade da Força Aérea e a Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica sediaram, nos dias 15 e 16 de dezembro de 2020 o 1º Seminário “Desafios para o Futuro Próximo da Aviação de Caça no Brasil.

Com o objetivo de proporcionar a participação dos associados da ABRA-PC em discussões Operacionais, didáticas e pedagógicas, sobre temas relacionados à Aviação de Caça, utilizando palestras e discussões em trabalhos de grupo, os participantes, inclusive por meio virtual, expressaram suas opiniões e críticas, de forma a contribuir para a solução dos desafios que a FAB e a Aviação de Caça enfrentarão para realizar a transição operacional para as novas aeronaves de caça em implantação na Força Aérea.

No dia 15 de dezembro, a abertura do evento contou com a participação virtual do Comandante da Aeronáutica, Ten.-Brig. Ar Bermudez e, presencialmente, do Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Ten.-Brig. Heraldo, do Comandante do Comando Aéreo Leste, Maj.-Brig. Ar Medeiros, do Comandante Interino da UNIFA e da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, Brig. Ar Renato e do Presidente da ABRA-PC, Brig. Ar Ref. Quírico.

As palestras para a audiência contaram com os seguintes palestrantes e temas:
• Cel.-Av. R1 Paiva Vidual, Instrutor da ECEMAR - Rumos à Força Aérea de 5ª Geração, apresentando um panorama geral sobre o emprego de aeronaves de treinamento avançado, na aviação de caça mundial e brasileira;
• Cel.-Av. D’Amato, Diretor do Instituto de Aplicações Operacionais do COMPREP, que apresentou o Instituto e seus resultados para o emprego operacional da Aviação de Combate;
• Maj.-Brig. Jefson, Chefe da 6ª Subchefia do EMAER, apresentando a Concepção Estratégica da Aviação de Caça na realidade de Guerra Híbrida, nos cenários propostos pelo Planejamento Baseado em Capacidades;
• Maj.-Av. Bombarda, Presidente do Grupo FOX de implantação da Aeronave F-39 NG Gripen na FAB, onde abordou a nova Concepção Doutrinária de Empego do F-39 dentro do perfil da Guerra Híbrida.

Após o segmento de palestras e exposições, os participantes do seminário formaram grupos distintos, onde discutiram os temas propostos e, posteriormente, apresentaram à audiência uma consolidação dos trabalhos. Com os seguintes temas:
• Grupo 1 - Capacitação básica e Capacitação técnico-operacional;
• Grupo 2 - Emprego do A-29 na seleção dos pilotos de caça no 2º/5º GAV;
• Grupo 3 - Pilotos Remotos x Pilotos Embarcados;
• Grupo 4 - Ameaças Regionais no ambiente sul-americano e no além-mar.

A ABRA-PC agradece ao Comando da Aeronáutica pelo irrestrito apoio prestado, bem como a todos os palestrantes, participantes e organizadores do evento, que muito contribuíram para que pudéssemos cumprir com êxito a nossa missão.

 

* Devido à pandemia da COVID-19, todos os protocolos sanitários e medidas de proteção recomendadas foram adotados pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, que sediou o seminário.

Senta a Púa, Brasil!


Algumas fotos do evento: