img padrao noticias

 

Dois pilotos brasileiros que voaram na 1ª e 2ª Guerra Mundial

são condecorados, postumamente, com a Ordem Mérito Aeronáutico

 Por Adriano S. Baumgartner, ASV 00.344

 Exma. Diretoria da ABRA-PC,

No último dia 23 de Outubro, com céu CAVOK e temperatura elevada, Dona Irene Gomm (84 anos), sobrinha mais velha do falecido Wing Commander Cosme Lockwood Gomm, DSO, DFC (RAFO 34123) recebeu, postumamente a Ordem do Mérito Aeronáutico, no nome do herói falecido.

Somos todos eternamente Gratos e Devedores do Exmo. Sr. Comandante da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro do Ar, Nivaldo L. Rossato, por esta lembrança de dois heróis patrícios, cuja petição de condecoração lhe foi submetida, em 1 de Fevereiro de 2018.

Estes dois nomes (até então esquecidos) hoje perpetuam-se no seio da Ordem do Mérito Aeronautico, na F.A.B. São os: 2nd/Lt Oscar Lennox McMacking (Primeiro Ás Brasileiro de todos os tempos, 6 vitórias aéreas, falecido em combate em 11 de Setembro de 1917) e o Wing Commander Cosme Lockwood Gomm, DSO, DFC (RAFO 34123), primeiro brasileiro a receber a Distinguished Service Order, na RAF, em Junho de 1943. Primeiro comandante do 467 Squadron, falecido em combate, em Agosto de 1943.

Lembro que, como Flight Lieutenant e caçador-noturno, após o término de seu primeiro turno de 31 missões de guerra, Gomm voou em Bristol Beaufighters Mark IF com o lendário "Cat's Eyes" Cunningham, abatendo em combate 3 aviões e obtendo 1 provável vitória.

Este número, excetuando-se Pierre Clostermann e outro aviador brasileiro que obteve 4 vitórias confirmadas, o torna o terceiro maior aviador brasileiro com vitórias em combate na Segunda Guerra Mundial, voando com a Royal Air Force (temos o Hauptmann Egon Albrecht, no seio da Luftwaffe com cerca de 25 vitórias aéreas).

 

Senta a Púa, Brasil!