Josino Maia de ASSIS - 1º Tenente Aviador
* 27/06/1919 (Bagé, RS) - † 15/01/1996 (Rio de Janeiro, RJ)

 

veteranos 45 santos

Família:

Filho de Armando Assis e Ana Maia de Assis. Casou-se em 05/03/1943 com Gecy Sampaio Fournier ( Gecy Fournier de Assis ) e tiveram 4 filhos: Maria Helena, Paulo Cezar, Ana Maria e Luiz Carlos. 

Antecedentes: 

Aspirante a Oficial da turma de 1940. Sentou praça em 28/04/1938 na Escola Militar do Realengo. Transferido para o Ministério da Aeronáutica em 20/01/1941. 

Na guerra:

Exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Verde com o código D2. Realizou 41 missões de combate, a primeira em 06/11/1944 e a última em 29/01/1945. Já havia cumprido 106 missões de patrulha antisubmarino no Nordeste do Brasil, antes de ir para a Itália. Atingido em 29/01/1945 ao sul de Piacenza, saltou sobre território inimigo, sendo capturado pelo exército alemão e ficando aprisionado até 29/04/1945. Passou pelos campos de prisioneiros de Ponte Dólio, Piacenza, Milão e Verona (Itália) e pelos de Frankfurt, Westphalia, Nuremberg e Moosberg (Alemanha), este último onde se encontrava quando foi libertado pelas tropas do General Patton. Foi um dos vinte pilotos que partiram de Pisa em 18/06/1945 com destino aos EUA para trazerem em vôo os novos P-47D-40 para o Brasil.

Citações de Condecorações Recebidas

Recomendação para a Cruz de Sangue
O Capitão Aviador Josino Maia de Assis, no dia 29 de janeiro de 1945, comandava uma esquadrilha cujo objetivo era bombardear depósito de gasolina do inimigo ao sul de Piacenza e ataques de objetivos de oportunidade. Após atacar objetivos a este de Milão foi atingido por intenso fogo antiaéreo inimigo. Com o motor avariado e o avião danificado voou na direção sul, procurando atingir o campo base. Depois de atravessar o Pó sobre a cidade de Ponte D'Oglio, o avião começou a incendiar-se, obrigando-o a saltar de paraquedas. Ao fazê-lo recebeu violento choque, ocasionando ferimentos de que trata o atestado médico anexo.
Air Medal - 1º Cluster
"Por atuação meritória durante a participação em um voo como piloto de um aviao do tipo P-47 em 18 de janeiro de 1945. O Capitão Assis como guia de elemento da primeira seção de uma formação de oito caças-bombardeiros designada para destruir determinadas pontes de estrada de ferro e de rodagem de importância vital para o inimigo, encontrou o objetivo completamente coberto por cerração baixa. Consciente da grande importância destas facilidades de comunicação para o inimigo, o guia da formação decidiu permencer naquela área até que o alvo estivesse visível. Quarenta minutos mais tarde o bombardeio foi efetuado com eficácia, apesar do intenso fogo antiaéreo, conseguindo destruir uma ponte de estrada de ferro e outra rodoviária. O Capitão Assis pessoalmente teve a seu crédito dois cortes na ponde de estrada de ferro. Desejando causar mais dano ao inimigo o Capitão Assis realizou diversos ataques rasantes contra viaturas alemãs, destruindo e danificando diversos veículos. A coragem, entusiasmo e decisão do Capitão Assis refletem grande crédito sobre sua pessoa e sobre as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A. 

No pós-guerra: 

Após a guerra serviu na Base Aérea de Santa Cruz, aonde chegou a ser comandante do 2º/1º Grupo de Caça, em 1949. Posteriormente, foi comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça (1954), Comandante da Base Aéerea de Canoas e do 1º/14º GAv (1955/1956). Serviu ainda no Gabinete do Ministro da Aeronáutica como Oficial de Gabinete da Aeronáutica (1958/1960), como Integrante do Estado-Maior da Aeronáutica (1961/1962) e na Diretoria de Material da Aeronáutica (1965/1966). Foi Adjunto do Adido Aeronáutico do Brasil na Comissão Mista de Defesa Brasil / EUA, em Washington D.C. (EUA) e ainda Adido Aeronáutico do Brasil em Londres, Estocolmo e Oslo (1963/1964).

Foi reformado em 23/09/1966 no posto de Major Brigadeiro, com um total de 7.420 horas de vôo em aeronaves Piper, Aeronca, Curtiss P-36, Curtiss P-40, Republic P-47, Gloster Meteor TF.7 e F.8, e Vickers Viscount. Após a reforma, foi um dos primeiros diretores da Transportadora de Valores BRINK'S do Brasil S/A, cuja filial no Brasil foi fundada pelo também ex-integrante do 1º GAvCa Alberto Martins Torres.

Promoções:  

03/12/1940 Aspirante Aviador
24/11/1941 2º Tenente Aviador
04/12/1943 1º Tenente Aviador
20/08/1945 Capitão Aviador
02/10/1950 Major Aviador
20/01/1957 Tenente Coronel Aviador
23/10/1962 Coronel Aviador
23/09/1966 Brigadeiro
23/09/1966 Major Brigadeiro

Condecorações: 

Ordem do Mérito Aeronáutico - Oficial
Cruz de Sangue
med cruz aviacao a Cruz de Aviação Fita 'A'
Cruz de Aviação Fita 'B'
med campanha italia Medalha da Campanha da Itália
Medalha da Campanha do Atlântico Sul
Medalha do Mérito Santos Dumont
med puc Presidential Unit Citation (EUA)
med dfc usa Distinguished Flying Cross (EUA)
med air medal usa Air Medal (EUA)
med dfc uk Distinguished Flying Cross (Inglaterra)
med ordine al merito della repubblica italiana Cavaliere Ord.al Merito della Repubblica Italiana