Othon CORRÊA NETTO - 1º Tenente Aviador
* 18/02/1921 (Maceió, AL) - † 17/04/2008 (Petrópolis, RJ)

 

veteranos 45 santos

Família:

Filho de Serzedelo Maia de Barros Corrêa e Maria Augusta Corrêa. Casou-se com Lúcia Hilda Meissner e tiveram três filhos: Lílian, Cristina e Othon. 

Antecedentes: 

Aspirante a Oficial da turma de 1942. Sentou praça em 01/04/1939. 

Na guerra:

Exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Azul com o código C4. Realizou 58 missões de combate, a primeira em 06/11/1944 e a última em 26/03/1945. Na sua 58ª missão, em 26/03/1945, foi abatido pela flak, saltou de paraquedas sobre território inimigo e foi feito prisioneiro de guerra. Foi libertado por Tropas Americanas na Alemanha e regressou a Pisa sete dias depois do fim da guerra. Foi um dos vinte pilotos que partiram de Pisa em 18/06/1945 com destino aos EUA para trazerem em vôo os novos P-47D-40 para o Brasil.

Citações de Condecorações Recebidas

Air Medal
General Order 14 de 19/02/1945

"Por ação meritória enquanto participava de operação aérea contra o imimigo como piloto de uma aeronave do tipo P-47. Em 16/12/1944 o Tenente Netto voou como líder de elemento na segunda seção de uma formação de oito aeronaves designadas para bombardear uma importante ponte ferroviária em *****, Itália. Na chegada ao alvo a formação foi conduzida em um bombardeio preciso, acertando diretamente o alvo. Como resultado a ponte foi completamente demolida pelos impactos diretos e as linhas férreas foram cortadas em diversos locais, além de deixar crateras no leito da ferrovia. O Tenente Netto participou pessoalmente na destruição da ponte. Sua técnica, determinação e entusiasmo pelo combate refletem grande crédito a si próprio e às Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, USA.
Air Medal - 1º Cluster
"Por meritória ação heróica da qual participou como piloto de uma esquadrilha de aviões do tipo P-47 em 22 de janeiro de 1945. O Tenente Correa Netto voava como membro de uma formação de oito aviões designada para bombardear importante depósito de munição e gasolina do inimigo em *****, Itália. Altamente acurado, o bombardeio foi realizado e sete impactos diretos foram obtidos na área do objetivo, destruindo cinco armazéns e um edifício. O Tenente Correa.Netto obteve um impacto direto sobre uma linha férrea destruindo-a por completo. A despeito do intenso fogo antiaéreo a formação engajou em vários ataques em voo rasante, o que ocasionou a perda de um avião e sérios danos em outro. Muitos veículos e uma locomotiva foram danificados ou destruídos, havendo o Tenente Correa Netto concorrido para o resultado total. Seu valor e perseverança refletem grande crédito a si próprio e às Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal - 2º Cluster
"Por ação meritória quando participava de uma incursão aérea como piloto de um P-47 em 15 de março de 1945. O Tenente Correa Netto liderava a segunda seção de uma formação de oito aviões para bombardear em voo picado importante desvio ferroviário e uma fábrica em algum lugar da Itália. Pesado e preciso fogo antiaéreo, que danificou um dos aviões, foi encontrado na rota para o alvo. Ao chegar ao objetivo, preciso bombardeio foi executado resultando impactos nos trilhos obtidos por todos os membros da esquadrilha. Quatro carros de estrada de ferro foram destruídos, enquanto outros quatro impactos danificaram severamente a parte principal da fábrica. refletem grande crédito a si próprio e às Forças Armadas das Nações Aliadas.Imediatamente após o bombardeio oe metralhamento da área do alvo causou danos adicionais. Em ataques contra transportes inimigos seis carros e dois veículos motorizados foram destruídos ou danificados. O Tenente Correa Netto contribuiu eficazmente nos resultados alcançados pela sua precisão no bombardeio e perícia no fogo de metralhadoras. Sua coragem, precisão e adaptação para o combate e devoção ao dever refletem grande crédito para si e para as Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A. 

No pós-guerra: 

Ao regressar ao Brasil, continuou na FAB tanto na Aviação de Caça como a de Transporte e de Patrulha. Acumulou mais de 7.000 horas de voo. Foi durante alguns anos instrutor na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e na Escola Superior de Guerra. Reformou-se no Posto de Major Brigadeiro.

Promoções:  

30/09/1942 Aspirante Aviador
10/05/1943 2º Tenente Aviador
27/11/1944 1º Tenente Aviador
31/05/1946 Capitão Aviador
02/10/1950 Major Aviador
20/01/1957 Tenente Coronel Aviador
22/04/1963 Coronel Aviador

Condecorações: 

med ordem do merito aeronautico comendador Ordem do Mérito Aeronáutico - Comendador
med cruz aviacao a Cruz de Aviação Fita 'A'
med campanha italia Medalha da Campanha da Itália
med puc Presidential Unit Citation (EUA)
med dfc usa Distinguished Flying Cross (EUA)
med air medal usa Air Medal (EUA)
med dfc uk  Distinguished Flying Cross (Inglaterra)

 

Pessoal

(nota publicada pela ABRA-PC, 2008)

Equilíbrio comportamental e seriedade na atuação eram as marcas indeléveis da personalidade de OTHON CORRÊA NETTO. Sua fortaleza de espírito ficou claramente demonstrada, durante o longo período que passou como prisioneiro de Guerra. Foi um Instrutor de Caça exigente, porém, com muita serenidade. Marcou sua passagem nos Quadros da FAB com base no respeito que impunha à sua tropa. Como a guerra marcou a sua vida, dizia:
“Cumpri a minha obrigação, como militar e como cidadão”!

O Major Brigadeiro Corrêa Netto faleceu em 17 de abril próximo passado, deixando uma lacuna impossível de ser preenchida em nossos corações. A par da tristeza sentida nesta ocasião, resta sempre reafirmarmos o compromisso assumido por todos nós, caçadores de hoje: Brigadeiro Corrêa Netto, queridos veteranos Jambocks, os senhores jamais serão esquecidos!