John Richardson CORDEIRO e Silva - 2º Tenente Aviador
* 29/09/1922 (Rio de Janeiro, RJ) - † 06/11/1944 (Livergnano, Itália)

 

veteranos 45 santos

Família:

Filho de Antonio Cordeiro e Silva e Leonice Richardson Cordeiro e Silva. Teve cinco irmãos: Gladys, Ione, Harlie, Joyce e Roberto. Seu nome era uma homenagem a seu avô materno, o engenheiro inglês John William Richardson (1864 - 1937), que emigrou para o Brasil e aqui se estabeleceu. 

Antecedentes: 

Aspirante a Oficial da turma de 1943. Fez o curso secundário no Mackenzie College, em São Paulo, graduando-se em 1940. Na Escola de Aeronáutica foi designado como instrutor, posto que ocupou até março de 1944. 

Na guerra:

Exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Azul com o código C5. Realizou 1 missões de combate, a primeira em 06/11/1944 e a última em 06/11/1944. Foi abatido e morto em sua primeira missão de guerra.

Citações de Condecorações Recebidas

Cruz de Bravura e Cruz de Sangue
O 1º Tenente Aviador John Richardson Cordeiro e Silva, em 6 de novembro de 1944, fazia parte de uma esquadrilha que tinha como objetivo bombardear posições de artilharia antiaérea inimiga nas proximidades de Bolonha, Itália. Ao se aproximar do alvo a esquadrilha foi recebida por intenso fogo de barragem de artilharia antiaérea, sendo danificados três dos quatro aviões, incluindo o do Tenente Cordeiro. Demonstrando excepcionais qualidade de piloto militar, grande coragem e habilidade, apesar de ser sua primeira missão de guerra, o Tenente Cordeiro executou com grande precisão o seu bombardeio, contribuindo com dois impactos diretos na organização inimiga e destruindo um edificio ocupado. Continuando através da barragem antiaérea com seu avião já em chamas, tentou alcançar as linhas amigas mas, devido à pouca altura e precária situação do avião, que desgovernado pelos impactos recebidos foi chocar-se violentamente no solo, explodindo e ocasionando a morte do piloto. As qualidades técnico-profissionais , a eficiência em operações, a excepcional bravura e grande devoção no cumprimento do dever que deu provas o Tenente Cordeiro, fazem-no merecedor da maior gratidão da Pátria. 

No pós-guerra: 

Seus restos mortais hoje repousam no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundialno Rio de Janeiro, RJ.

Promoções:  

23/08/1943 Aspirante Aviador
22/04/1944 2º Tenente Aviador

Condecorações: 

med ordem do merito aeronautico cavaleiro Ordem do Mérito Aeronáutico - Cavaleiro
med cruz bravura Cruz de Bravura
med cruz aviacao a Cruz de Aviação Fita 'A'
med campanha italia Medalha da Campanha da Itália
med puc Presidential Unit Citation

 

O Verdadeiro Valor da Palavra Liberdade

(Pelo Maj. Brig. Ref. Rui Barboza Moreira Lima, in "Senta a Pua")

No dia 3 de setembro de 1944, Cordeiro escreveu a seus pais uma carta, de onde tirei o seguinte trecho:

"Agora compreendo a força e o significado do que seja uma família, uma pátria. Imagino, aqui de longe, sem saber o que poderá me acontecer mais tarde, o verdadeiro valor da palavra Liberdade."

Nasceu no Rio de Janeiro em 29 de setembro de 1922. De ascendência inglesa, foi criado na família aeronáutica: seu pai representava a "North American" no Brasil, após haver trabalhado para a Companhia Aérea Cruzeiro do Sul (ex-Condor) e também ter sido Presidente do Aeroclube do Brasil e da Aviação Sul-Americana S/A. John foi voluntário para o 1o Grupo de Caça. Durante seu treinamento em Aguadulce, Panamá, Cordeiro ultrapassou todas as exigências, sem dificuldades. Terminado o curso e recebida a "silver wing"(1) , embarcou para os Estados Unidos em junho de 1944. Em Campo Shank, Suffolk (E.U.A.) cumpriu o programa de instrução sem dificuldades e foi incluído no efetivo da "Blue Flight"(2) , do Cap. Av. Fortunato Câmara de Oliveira. Apesar de seus apenas 21 anos de idade, John era um homem maduro, sensato, fundamentalmente humano.

John voou na primeira missão cumprida “pelos Tenentes” no Teatro de Operações: ala de uma esquadrilha do 345o Esquadrão de Caça americano. O 345o era conhecido pelo arrojo de seus pilotos e grande experiência no combate: nada respeitavam, nem a inexperiência do Cordeiro, executando sua primeira missão de guerra. Assim, atacaram rasante a cidade de Bolonha, um dos alvos mais bem defendidos pela artilharia anti-aérea (AAAe) no Vale do Pó. Isto após o bombardeio picado feito em outro alvo ao norte da Itália. A "flak"(3) pegou John no primeiro passe. Comunicou ao líder que seu avião estava com um princípio de incêndio no motor, perdia potência e, conseqüentemente, altura e que iria tentar saltar de pára-quedas. Falou pausadamente, em excelente inglês, dirigindo o P-47 para as linhas amigas. Infelizmente, o motor não permitiu que o avião ganhasse altura, e a falta de potência fez com que perdesse a que havia adquirido na recuperação, após o ataque. O dilema de John era saltar ou tentar o pouso forçado. Por não ter mais altura suficiente para o salto, decidiu trazer o avião para o solo. Hábil, escolheu o único local naquela quantidade de picos perigosos dos Apeninos: um pequeno vale nas linhas amigas, mínima possibilidade de salvar-se, pousando sem trem. Não parou um instante de se comunicar com o Capitão americano, líder da esquadrilha. Manteve sempre a cabeça clara. Ao tocar o solo, explodiu, perdeu a vida. Foi sua primeira e única missão de guerra.

As cinzas do 2o Ten. Av. John Richardson Cordeiro e Silva repousam hoje no Monumento aos Mortos da 2a Guerra Mundial, no Rio.

NOTAS DO GERENTE DO SÍTIO:

(1) "Silver Wing" = (ing.) Asa de Prata. Refere-se ao "brevet" de piloto militar americano.
(2) "Blue Flight" = (ing.) Esquadrilha Azul. As esquadrilhas do 1o Grupo de Caça (Jambocks) eram nomeadas por cores.
(3) "Flak" = (alemão) "Flieger-Abwehr-Kanone", Canhão da Artilharia Anti-Aérea alemã, ou as explosões dos projéteis desses canhões.