Fernando Corrêa ROCHA - 2º Tenente Aviador da Reserva Convocado
* 12/07/1921 (São Paulo, SP) - † 01/04/2008 (São Paulo, SP)

 

veteranos 45 santos

Família:

Filho de Cândido de Moraes Rocha e Hilda Corrêa Rocha. Casou-se com a Lélia Maria Pinho Corrêa Rocha em 10/05/1947, tendo por testemunha seu companheiro de 1º GAvCa Luiz Felipe Perdigão Medeiros da Fonseca. Tiveram duas filhas, Heloísa e Regina. 

Antecedentes: 

Aspirante a Oficial da Reserva Convocado da turma de 1944.  

Na guerra:

Exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Amarela com o código B5 (3º). Realizou 75 missões de combate, a primeira em 06/11/1944 e a última em 01/05/1945. Apresentou-se em Suffolk, no final de Julho de 1944, vindo diretamente de centro de treinamento nos EUA.

Citações de Condecorações Recebidas

Distinguished Flying Cross
General Order 69 de 18/06/1945

"Por extraordinário desempenho quando participava de uma formação aérea como piloto de um P-47, em 30 de abril de 1945. O Aspirante Rocha voava como ala do líder de uma formação de quatro aviões destinada a fazer um reconhecimento aéreo em certa área a nordeste do Vale do Rio Pó, Itália. Teto baixo obrigou a esquadrilha a voar durante toda a execução da missão a baixa altura, expondo-se, consequentemente, a todo tipo de fogo antiaéreo. Num ataque a quatro veículos inimigos carregados com munição o Aspirante Rocha destruiu um, sendo seu avião atingido no primeiro passe e o supercharger posto fora de ação. Somente seu calmo e ponderado raciocínio evitou um incêndio de consequências desastrosas. Atacando pela segunda vez recebeu numerosos outros impactos nas asas, fuselagem e capota. Desprezando os danos causados, juntou-se à esquadrilha posteriormente num ataque a tropas e transportes motorizados e danificou pessoalmente uma das três locomotivas atacadas pela formação. Sua excepcional proficiência permitiu-lhe aterrar a salvo na base. A sua coragem e devoção ao dever refletem grande crédito sobre si e às Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal
"Por atuação meritória enquanto participava de missão de guerra como piloto de aparelho tipo P-47, em 31 de dezembro de 1944. Aspirante Rocha voou num ataque de caças-bombardeiros a um pátio de manobras em ***** onde ele corajosamente bombardeou este vital centro de comunicações inimigo. A caminho de sua base, Aspirante Rocha metralhou um trem destruindo ou danificando um número de vagões de carga. Sua técnica profissional e sua devoção constante ao dever refletem grande crédito a sua pessoa e às Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) John K. Cannon, Major General, U.S.A.
Air Medal - 1º Cluster
"Por atuação meritória enquanto participava de missão de guerra como piloto de aparelho tipo P-47, em 27 janeiro de 1945. Aspirante Rocha voou como ala do leader da segunda seção de uma esquadrilha de oito caças-bombardeiros, a qual recebera ordens de destruir uma vital ponte ferroviária inimiga. A despeito de condições atmosféricas impiedosas e intenso e acurado fogo das baterias antiaéreas que foi encontrado em todo o percurso, o alvo foi localizado e bombardeado com tal precisão que resultou na sua completa destruição. Não obstante o terrível fogo antiaéreo, atrevidos ataques rasantes foram feitos nas vizinhanças. Grande destruição foi causada em alvos de oportunidade, tendo o aspirante Rocha contribuído enormemente para tais resultados. Pela sua fria coragem e espírito agressivo, o que tem assegurado o sucesso de muitas outras missões de combate, o Aspirantente Rocha tem refletido grande crédito a sua pessoa e às Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal - 2º Cluster
"Por atuação meritória enquanto participava de missão de guerra como piloto de aparelho tipo P-47, em 21 de março de 1945. Aspirante Rocha, quando voava a posição número dois numa formação de quatro caças-bombardeiros, realizando o reconhecimento armado da madrugada sobre território inimigo, localizou o alvo e com a formação executou perfeito e coordenado mergulho. O Asp Rocha obteve dois impactos diretos sobre o edifício principal, o qual explodiu com tal violência que causou a completa destruição de mais de três edifícios na vizinhança. De volta para a base a formação atacou agressivamente alvos de oportunidade e a despeito de intensíssima reação da artilharia antiaérea, três aviões inimigos e um veículo motorizado foram seriamente danificados. A coragem e agressividade do Asp. Rocha, casados com a sua constante precisão em bombardeio picado, tem resultado severa destruição ao inimigo em todas as suas missões de combate. Sua devoção ao dever e sua iniciativa atrevida contra o inimigo refletem grande crédito a sua pessoa assim como às Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal - 3º Cluster
"Por atuação meritória, quando participava de uma missão de guerra com piloto de um aparelho tipo P-47, em 29 de abril de 1945. Asp. Rocha voou numa esquadrilha de quatro caças-bombardeiros que ia atacar alvos de oportunidade na região do VALLE DO PÓ, Itália. Atravessando baixas camadas de nuvem a formação executou um reconhecimento rasante. Um grande comboio inimigo foi atacado resultando na destruição completa de trinta carros motorizados e a severa danificação de quinze outros. Continuando no ataque, surpreendeu grande concentração de tropa inimiga que tentava cruzar um rio. Repetidos ataques foram feitos, resultando numa devastadora destruição de pessoal. Aspirante Rocha contribuiu substancialmente para destruição do comboio inimigo e evitou o cruzamento do rio. Sua coragem, atrevimento e valor profissional refletem grande crédito a sua pessoa e às Forças Armadas das Nações Aliadas."
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A. 

No pós-guerra: 

Ao regressar ao Brasil serviu por pouco tempo na Base Aérea de Santa Cruz, pediu baixa da FAB e voltou para a vida civil. Entrou para PANAIR do Brasil no dia seguinte ao seu desligamento da FAB. Ascendeu rapidamente ao posto de Comandante de aviões DC-3, Constellation, DC-6, DC-7 e DC-8. Voou cerca de 20 mil horas na aviação comercial, a maior parte em rotas Transatlânticas. Foi durante alguns anos o piloto chefe e chefe de operações europeu da PANAIR. Com o fechamento desta, voou ainda mais dois anos na VARIG S/A. Um grave acidente, entretanto, interrompeu sua carreira de aviador. Foi então para a Hidroservice, na época a maior firma de engenharia de planejamento e projetos aeronáuticos, destacando-se os projetos do Aeroporto Internacional do Galeão, do Aeroporto Internacional de Manaus, do Aeroporto Internacional de São Paulo - SP e o Sistema Integrado de Defesa Aérea e Tráfego Aéreo. (SISDACTA).

Promoções:  

21/05/1945 2º Tenente da Reserva Convocado

Condecorações: 

 med ordem do merito aeronautico cavaleiro Ordem do Mérito Aeronáutico - Cavaleiro
med cruz aviacao a Cruz de Aviação Fita 'A'
med campanha italia Medalha da Campanha da Itália
med dfc usa Distinguished Flying Cross (EUA)
med air medal usa Air Medal (EUA)
med puc Presidential Unit Citation (EUA)