Raymundo da Costa CANÁRIO - 2º Tenente Aviador da Reserva Convocado
* 02/05/1926 (Rio de Janeiro, RJ) - † 13/01/1997 (Rio de Janeiro, RJ)

 

veteranos 45 santos

Família:

Filho de Gastão Pinheiro Marques Canario e Zulmira da Costa Canario. Casou-se com Genoveva Branco Canário (Genoveva Rodrigues Branco), chamada de 'Lilo' pela família e amigos, e tiveram três filhos: Zulmira, Denise e Raymundo 

Antecedentes: 

Aspirante a Oficial da Reserva Convocado da turma de 1944. Convocado como aluno em 06/08/1943, aos 17 anos de idade, quando partiu para os EUA. Frequentou o curso preparatório de aviação no San Antonio Army Cadet Center em San Antonio, Texas, seguindo em seguida para o curso primário de vôo em Corsicana, básico de vôo em Waco e curso avançado de vôo em Eagle Pass, sempre no Texas. Passou para o curso de caça em Baton Rouge, Louisiana, concluído em novembro de 1944 e onde voou pela primeira vez o P-47 Thunderbolt. Voou aeronaves PT-19, BT-13, AT-6, P-40 e P-47. Convocado como Aspirante da Reserva em 14/06/1944. 

Na guerra:

Exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Amarela com o código B3 (2º). Realizou 51 missões de combate, a primeira em 20/01/1945 e a última em 01/05/1945. Apresentou-se em Pisa em 04/01/1945, vindo diretamente dos EUA, sendo oficialmente incluído no Grupo em 18/01/1945. Durante a sua 14ª missão, em 15/02/1945, foi abatido pela antiaérea inimiga, saltando de pára-quedas e caindo na 'terra de ninguém' justamente no front da FEB. Foi resgatado por uma Patrulha de Pracinhas Brasileiros do 11º Regimento de Infantaria e recambiado no mesmo dia para a base de Pisa. Dois dias depois, no dia 17, já estava cumprindo nova missão de guerra. Baixou ao hospital de 29/03 a 10/04/1945. Promovido a 2º Tenente em 23/04/1945.  

No pós-guerra: 

Deixou a FAB em 26/12/1945 para ser piloto comercial. Trabalhou para a Real Aerovias, Lóide Aéreo e Varig, onde se aposentou. Na Real Aerovias foi o piloto do vôo inaugural da linha Los Angeles - Tokio - Los Angeles em 1959 e foi também instrutor a partir de 1960. Voou aeronaves Douglas DC-3, Curtiss C-46 Commando, Douglas DC-4, Lockheed L-1049H Super Constellation, Lockheed L-188 Electra, Convair 990 Coronado e ainda jatos executivos Learjet para a Alumínio S.A. e para o Banco Nacional de Habitação. Parou de voar aos 60 anos de idade com cerca de 30.000 horas de vôo. 

Promoções:  

23/05/1944 Aspirante da Reserva Convocado
23/04/1945 2º Tenente da Reserva Convocado

Condecorações: 

med ordem do merito aeronautico cavaleiro Ordem do Mérito Aeronáutico - Cavaleiro
med cruz aviacao a Cruz de Aviação Fita 'A'
med campanha italia Medalha da Campanha da Itália
med dfc usa Distinguished Flying Cross (EUA)
med air medal usa Air Medal (EUA)
med puc Presidential Unit Citation (EUA)