JoomlaTemplates.me by HostMonster Reviews
  • Amigos, temos um encontro com Nero Moura (in memorian) e seus discípulos no Campo Sagrado de Santa Cruz! Senta a Púa! Brasil!!
  • * 1º Grupo de Aviação de Caça: 80 anos...Sentando a Púa! *
  • * Espada do Brig. Nero Moura tem lugar de destaque na formatura dos Aspirantes a Oficial da Academia da Força Aérea *
  • *Esquadrão ADELPHI - 35 anos!* *Haverá sempre um ADELPHI*

CANCIONEIRO DA CAÇA 

"MENESCAL"

Esta música retrata o dia-a-dia do piloto-estagiário do JOKER em comparação com nossos vizinhos do RUMBA(1). Uma sonoridade que se encaixava com a música levou a turma a dar-lhe o nome de um de seus componentes: Menescal (a música base é "Manuel" do Ed. Motta).


"MENESCAL"

Ia todo dia para o CATRE às 6 da manhã
Ouvia no seu rádio musiquinha de "Top Gun"(2)
No rádio era o JOKER, o tráfego lotado
Pensou em sua cepa(3), ficou desesperado
Se eu fosse do TUCANO(4) minha vida não seria assim...

Dia após dia ouvia o instrutor lhe falar (o instrutor lhe falar)
A CAÇA é bacana, e do XAVANTE(5) tu vais gostar
O avião tá velho, foi revitalizado(6)
Apaga toda hora, "relight"(7) pressionado
Se eu fosse americano minha vida não seria assim...

Menescal, foi pro céu
Menescal, foi pro céu


Notas explicativas:
(1) Rumba = Códido rádio do 1o/5o Grupo de Aviação (Treinamento de Bombardeio/Transporte).
(2) "Top Gun" = Famoso filme de aviação de Caça, também usado para designar um piloto muito bom em tiro. Na antiga gíria brasileira seria piloto "bracinho".
(3) cepa = estudo, aula
(4) Tucano = avião fabricado pela EMBRAER (T-27), no caso é o usado pelo Esquadrão "rival" no CATRE, o 1o/5o G.Av.
(5) Xavante = avião à jato fabricado pela EMBRAER (AT-26), no caso é o usado para instrução de vôo de Caça no 2o/5oG.Av.
(6) revitalizado = avião que sofreu grandes modificações para torná-lo mais moderno e atual.
(7)"relight" = botão que aciona a centelha das velas de ignição do motor. É usado também para evitar um apagamento acidental do motor por ingestão de água ou falta de fluxo de ar.

[powr-rss-feed id="0ef71f7a_1647609377898"]

[powr-image-slider id="a12910bf_1649424489649"]

[powr-media-gallery id="2b7f3533_1647614810031"]