JoomlaTemplates.me by HostMonster Reviews
  • Celebramos o aniversario do Brig. NERO MOURA - Patrono da Aviação de Caça do Brasil! -
  • * 1º Grupo de Aviação de Caça: 80 anos...Sentando a Púa! *
  • * Espada do Brig. Nero Moura tem lugar de destaque na formatura dos Aspirantes a Oficial da Academia da Força Aérea *
  • *Esquadrão ADELPHI - 35 anos!* *Haverá sempre um ADELPHI*

Theobaldo Antonio KOPP - Capitão Aviador
* 28/05/1918 (Curitiba, PR) - † 16/09/1996 (Rio de Janeiro, RJ)

 

veteranos 45 santos

Família:

Filho de Paulo Kopp e Adelaide Haver Kopp. Casou-se com Yvonne Muniz Freire e tiveram uma filha, Astrid Muniz Freire Kopp. 

Antecedentes: 

Aspirante a Oficial da turma de 1939. Sentou praça em 12/04/1937 na Escola Militar do Realengo. Transferido para o Ministério da Aeronáutica em 20/01/1941. 

Na guerra:

Exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Vermelha com o código A2. Realizou 58 missões de combate, a primeira em 11/11/1944 e a última em 07/03/1945. Promovido a Capitão em 05/02/1945. Em 07/03/1945 foi abatido pela antiaérea inimiga e pulou de pára-quedas, caindo cinco milhas a sudoeste de Suzzara, próximo à pequena vila de San Bernardino, numa fazenda chamada 'Fondo Rustica', sendo escondido e protegido pelos partisanos da S.A.P. (Squadre di Azione Patriottica) até sua libertação pelo avanço aliado. Foi um dos vinte pilotos que partiram de Pisa em 18/06/1945 com destino aos EUA para trazerem em vôo os novos P-47D-40 para o Brasil.

Citações de Condecorações Recebidas

Air Medal - 1º Cluster
Por atuação meritória durante a participação em um voo como piloto de um avião do tipo P-47 em 4 de fevereiro de 1945. O Capitão Kopp guiou a segunda seção de uma formação de oito caças-bombardeiros designada para bombardear em mergulho um importante depósito de munição do inimigo. Apesar da má visibilidade o alvo foi localizado com sucesso e apesar do fogo anitaéreo, leve, a formação bombardeou o objetivo com tal precisão que colocou a maior parte das bombas dentro da área do alvo. O Capitão Kopp pessoalmente conseguiu dois impactos diretos. Audaciosos ataques resantes contra alvos de oportunidade foram efetuados no regresso à base e como resultado a formação destruiru sete veículos a motor e a provavel destruição de mais cinco. A caracterísitca de agressividade e devoção ao dever do Capitão Kopp refletem grande crédito sobre a sua pessoa e sobre as Forças Armadas das Nações Aliadas.
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A.
Air Medal - 2º Cluster
Por atuação meritória durante a participação em um voo como piloto de um avião do tipo P-47 em 10 de fevereiro de 1945. O Capitão Kopp como guia da segunda seção de uma formação de oito aviões designada para bombardear uma ponte de estrada de ferro chegou ao seu objetivo achando-o já seriamente danificado. Como alternativa o guia da formação decidiu bombardear o leito da mesma estrada de ferro guiando a formação deste ponto para um imediatamente próximo que havia sido reconstruído recentemente. Precisos mergulhos foram efetuados contra este trecho da estrada de ferro sendo obtidos impactos diretos tornando assim inacessível a ponte já danificada. Apesar da antiaérea leve ter causado dano a um dos aviões, alvos de oportunidade de cinco veículos a motor destruídos e doze danificados. A coragem, entusiasmo e devoção ao dever do Cap. Kopp refletem grande crédito sobre a sua pessoas e sobre as Forças Armadas das Nações Aliadas.
(a) Thomas M. Lowe - Brigadier General, U.S.A. 

No pós-guerra: 

Ao regressar ao Brasil, permaneceu na FAB como Instrutor de Piloto de Caça na Base Aérea de Santa Cruz. De 1946 à 1949, freqüentou a Escola Técnica do Exército, e IME, sendo graduado em engenharia de comunicações. Serviu na Diretoria de Rotas Aéreas, Adjunto da Comissão Aeronáutica Brasileira nos Estados Unidos, em Washington DC (EUA) e Representante do Brasil no Conselho Permanente da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) em Montreal, Canadá. Subcomandante da Base Aérea de Santa Cruz. Comandante do 1º Esquadrão de Controle e Alarme (ECA). Centro Técnico da Aeronáutica em São José dos Campos, SP. Foi reformado no Posto de Brigadeiro do Ar. Após a reforma, foi ser Chefe de Manutenção da Cia Lloyd Aéreo Nacional. Foi um dos organizadores no Rio de Janeiro, RJ, da Transportes e Valores Brink's e membro do seu conselho fiscal até 1996, Foi Diretor Técnico na fundação da CETEL - Cia Estadual de Telefones do Rio de Janeiro, RJ. Entre 1970 e 1973, foi Diretor Presidente da CETEL e entre 1974 e 1986 foi Diretor Presidente da TELEMIG -Telecomunicações de Minas Gerais..

Promoções:  

12/12/1939 Aspirante Aviador
25/12/1940 2º Tenente Aviador
12/01/1943 1º Tenente Aviador
05/02/1945 Capitão Aviador
02/10/1950 Major Aviador
20/01/1956 Tenente Coronel Aviador
23/10/1960 Coronel Aviador

Condecorações: 

med ordem do merito aeronautico comendador Ordem do Mérito Aeronáutico - Comendador
med cruz aviacao a Cruz de Aviação Fita 'A'
Cruz de Aviação Fita 'B'
med campanha italia Medalha da Campanha da Itália
Medalha da Campanha do Atlântico Sul
med merito nero moura Medalha Mérito Operacional Nero Moura
med puc Presidential Unit Citation (EUA)
med dfc usa Distinguished Flying Cross (EUA)
med air medal usa Air Medal (EUA)
med dfc uk Distinguished Flying Cross (Inglaterra)

 

 

[powr-rss-feed id="0ef71f7a_1647609377898"]

[powr-image-slider id="a12910bf_1649424489649"]

[powr-media-gallery id="2b7f3533_1647614810031"]